Projetos Sociais

Nosso foco é contribuir para o desenvolvimento das instituições.

Contribuir com o desenvolvimento das instituições é, antes de tudo, contribuir para o desenvolvimento de PESSOAS. É com esse foco que o IDCAP vem dedicando esforços na área social, a fim de promover e viabilizar ações que geram transformação da comunidade em seu entorno.

Neste sentido, a prioridade do IDCAP é apoiar iniciativas que atendam a sociedade através da realização de ações voltadas à educação, formação profissional, esportes, lazer e cultura, oportunizando mudanças nas perspectivas de vida e de futuro para os beneficiários dos projetos sociais e suas famílias.


PROJETO CODIFICA MAIS - TRANSFORMANDO CÓDIGOS EM OPORTUNIDADES

O campo da tecnologia está em constante expansão, proporcionando oportunidades excepcionais de remuneração e progresso profissional. No entanto, há uma carência significativa de profissionais qualificados que possuam tanto conhecimento técnico quanto habilidades práticas essenciais para a execução eficaz de projetos.

Consciente dessa realidade, o IDCAP está lançando o Projeto CODIFICA MAIS. Nosso objetivo é oferecer uma formação profissionalizante abrangente, pois acreditamos firmemente que investir na educação profissional é proporcionar as ferramentas necessárias para que as pessoas construam um futuro promissor e digno.

Junte-se a nós nesta jornada transformadora e dê o primeiro passo em direção ao sucesso profissional na área de tecnologia. Todas as informações você pode acompanhar diretamente na página de processos seletivos.


PROJETO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E EMPREENDEDORISMO

Colaborar com a formação de PESSOAS, é um dos objetivos do IDCAP. Atento às demandas do mundo atual, em que o conhecimento em inglês se mostra importante na vida profissional, sendo um diferencial no currículo e na vida, no ano de 2019, o IDCAP deu início ao curso de Língua Inglesa e empreendedorismo.

O curso foi ofertado tanto para o público interno, como formação continuada dos colaboradores do IDCAP, como para o público externo, como forma de desenvolver a comunidade local.

Novas turmas em breve!



PROJETO "IFES É O MEU LUGAR"

Investir na educação e diminuir desigualdades faz parte da missão do IDCAP. Através da parceria entre o IDCAP e IFES Serra, atendemos 90 alunos do 9º ano de escolas públicas da região, que são beneficiados com aulas preparatórias para as provas de seleção do IFES. A partir das aulas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história, os alunos ampliam o conhecimento e, para além disso, chegam mais próximos de seus sonhos e objetivos de alcançar uma educação pública de qualidade e gratuita, no IFES, buscando uma melhor colocação profissional, através dos cursos técnicos.

Além de todo conhecimento teórico adquirido nas aulas, os alunos do projeto IFES é o meu lugar, têm a oportunidade de trocar experiências com os estudantes da instituição, além de usufruir de toda infraestrutura do Instituto Federal, como biblioteca, laboratório e demais dependências.

Apoiar o Projeto IFES é o meu lugar é ampliar perspectivas, participar da construção e realização de sonhos.


PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL (EM BREVE)

O Programa de Aceleração de Impacto Social, é um programa com ações voltadas ao apoio financeiro e estratégico a projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento social por meio da concessão de apoio a projetos e iniciativas em diferentes contextos.

Trata-se de dar visibilidade a projetos que já são realizados na comunidade, mas por falta de estratégias de desenvolvimento ou recursos financeiros, não conseguem expandir suas atividades e beneficiar um maior número de pessoas. 

O diferencial desse programa é que os colaboradores do IDCAP participam ativamente nos projetos sociais selecionados, compartilhando seus conhecimentos através de palestras, reuniões temáticas relacionadas a questões jurídicas, financeiras, de identidade visual, estratégias de divulgação, atendimento ao público, captação de recursos, dentre outros temas relevantes para o projeto social apoiado. Dessa forma, esses projetos receberão orientações estratégicas que proporcionarão crescimento e desenvolvimento em busca de autonomia e sustentabilidade econômica.